Política de responsabilidade social


 

A Server Química é uma empresa brasileira voltada ao desenvolvimento de formulações, produção de Saneantes e produtos Veterinários.

Com novas soluções tecnológicas e produtos inovadores, a Server Química visa a contribuir para o avanço da saúde e a melhorar a qualidade de vida de pessoas e animais. Estamos cientes de nossa responsabilidade de oferecer um desenvolvimento sustentável e orientado para o futuro e, é nossa obrigação manter uma postura responsável em relação a nossos consumidores, clientes, colaboradores, vizinhos, fornecedores e ao meio ambiente. Nossa filosofia é manter diálogo aberto com consumidores, autoridades, médicos, clientes, fornecedores, vizinhos, colaboradores e a sociedade, de modo a ampliar a compreensão mútua e fortalecer a confiança em nossa postura responsável.

Desde a sua fundação, em 2002, a empresa já se caracterizava por valores e ações que iam além da sua atividade industrial. De lá para cá, a Server Química vem aperfeiçoando e solidificando as suas práticas de empresa-cidadã, socialmente responsável. Essa política de atuação na área social está direcionada à promoção do sentido de cidadania como caminho mais direto e justo para o desenvolvimento do País. Essa orientação se expressa tanto nas práticas comerciais e operacionais da Empresa, quanto nos princípios e valores éticos que pautam suas intervenções na política de recursos humanos e nas atividades de defesa e preservação do meio ambiente, de promoção às Boas práticas de Manufatura, bom relacionamento com sua vizinhança e autoridades, treinamento de seus colaboradores, e do fomento à conquista da cidadania.

A Server Química também busca manter uma postura socialmente responsável conhecendo e respeitando os interesses de todos os seus stakeholders. E mais do que isso: na medida em que incorpora esses interesses ao planejamento de suas atividades, a fim de contemplar e atender às diferentes demandas. Dentro deste conceito de Responsabilidade Social da Server Química, os stakeholders representam todos aqueles que integram o nosso público alvo. Englobam um número muito maior de pessoas e empresas, deixando de ser apenas o consumidor. O termo “stakeholders” foi criado para designar todas as pessoas ou empresas que, de alguma maneira, são influenciadas pelas ações de uma organização. Interna e externamente podemos pensar em vários grupos de pessoas que podem ser influenciados pelas nossas ações:

  • Beneficiários diretos, familiares, colegas de escola ou de trabalho dos beneficiários
  • Empresas situadas próximas ao local de desenvolvimento das atividades e /ou próximas ao local de residência dos beneficiários
  • Funcionários, colaboradores, voluntários e Conselheiros
  • Empresas parceiras e seus funcionários
  • Doadores; Fornecedores e seus funcionários
  • Governos locais
  • Outras organizações do terceiro setor que prestam serviços complementares aos nossos programas e ações

Para as empresas e organizações de referência do mercado brasileiro e mundial, Responsabilidade Social Corporativa ou Responsabilidade Social Empresarial é agir com princípios éticos em relação a todas as partes interessadas nos negócios de uma empresa.

O Instituto Ethos, principal difusor do conceito no Brasil, com mais de mil empresas associadas, dá uma boa definição sobre o que é Responsabilidade Social Corporativa (RSC): “Construção de relações de qualidade a partir de valores e condutas capazes de satisfazer necessidades e interesses dos públicos estratégicos, gerando valor para todos.” Essas mesmas organizações e empresas de referência começam a falar em Sustentabilidade, como um passo além da RSC. Segundo o relatório da Comissão de Brundtland (ONU, 1987), desenvolvimento sustentável é: . “Aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades.

A Server Química entende que o crescimento dos negócios anda lado a lado com uma conduta empresarial responsável e com a criação de valor econômico, ambiental e social. Em sua Visão, a companhia se compromete com os valores da Responsabilidade Social Corporativa e da Sustentabilidade: “Assegurar crescimento e perenidade como uma empresa de grande porte, respeitada e reconhecida na comunidade onde atua, com foco na criação de valor econômico, ambiental e social por meio de valores éticos que orientam uma conduta empresarial responsável; negócios altamente competitivos; busca de soluções criativas e inovadoras para seu portfólio e pessoas motivadas para alto desempenho.

Para tornar esse compromisso uma realidade, a Server Química vem redefinindo políticas, diretrizes e reunindo informações para se alinhar à agenda da Sustentabilidade.

Albertino F da Silva
Diretor Geral
2006

Tipos de Conteúdo: